Perguntas Frequentes

P?
O que é energia solar?
R.
A energia solar usa o fornecimento energético do sol e o converte em corrente elétrica.
P?
O que é uma célula solar?
R.
Uma célula solar, também chamada de fotovoltaica (PV), é o menor elemento que converte luz em energia solar (tensão de corrente contínua e corrente). Cada celular é feita de silício como um chip de computador. O silício é tratado de forma que gere o fluxo de eletricidade quando a luz o atinja.
P?
As células solares são uma nova tecnologia?
R.
As células solares modernas de prática eficiência foram inventadas no início da década de 1950, e têm sido usadas para abastecer satélites desde 1959. Elas se tornaram populares em aplicações terrestres em meados da década de 1970, principalmente para telecomunicações remotas, auxílios a navegação e em outros usos industriais, incluindo microondas, TV, rádio e estações repetidoras de sinal de celular. Elas têm abastecido aplicações urbanas como telefones de emergência em rodovias e placas de sinal de trânsito desde meados da década de 1980.
Atualmente, com a crescente queda no seu preço essas fontes de energia estão tornando-se mais viáveis financeiramente para aplicação em lares e negócios urbanos.
P?
O que é um painel solar?
R.
Um painel solar consiste em células solares, uma moldura e uma caixa de junção que permite que a corrente produzida pelas células solares sejam dirigidas até a bateria.
P?
As células solares armazenam energia?
R.
Não. Células solares somente convertem a luz solar em uma corrente elétrica, baterias são usadas para armazenar a energia criada pelas células solares no painel solar.
P?
O quão eficiente é o desempenho do painel solar em mau tempo?
R.
Em tempo nublado, os painéis solares continuam em funcionamento, embora produzam menos eletricidade que em um dia ensolarado. Quando em tempo nublado, os painéis solares apresentam metade da capacidade de produção energética que quando submetidos ao sol forte, e com capacidade reduzida de cinco a dez por cento em um dia escuro. Se os painéis solares ficarem cobertos de neve, irão parar de produzir energia, mas a neve geralmente derrete rapidamente quando o sol atinge o painel; assim, se você retirar a neve, eles retornarão à operação imediatamente. Nossos painéis solares podem suportar 2.5 cm de granizo a 50 mph (80.5 kph).
P?
Quais são os diferentes tipos de tecnologia solar?
R.
Há diversos tipos de tecnologia solar, algum desses tipos são: 
Fotovoltaicas: células fotovoltaicas, que diretamente convertem luz do sol em eletricidade, são feitas de materiais semicondutores. Isso pode incluir células bastante simples como as encontradas em calculadoras e relógios, até sistemas complexos projetados para iluminar casas.

Aquecimento solar passivo: Edifícios arquitetados para energia solar passiva e iluminação natural combinam materiais que absorvem e liberam lentamente o calor do sol com designs característicos como grandes janelas nascentes. Não há utilização de meios mecânicos para obtenção de energia.

Aquecimento de água, arrefecimento e aquecimento de espaços através da energia solar: aquecedores de água solares usam o sol para aquecer tanto a água como um fluido para transferência de calor em colectores.

Concentração de energia solar: essa tecnologia usa materiais refletores como espelhos para concentrar a energia solar e convertê-la em eletricidade.

P?
O que o termo “fotovoltaico” (PV) significa?
R.
Fotovoltaico (ou PV na sigla em inglês) significa a direta conversão da luz em eletricidade. Células fotovoltaicas convertem a luz do sol diretamente em eletricidade. Quando a luz do sol atinge a célula fotovoltaica, elétrons são desalojados, criando uma corrente elétrica. Células fotovoltaicas estão presentes em grande parte das calculadoras e relógios de pulso usados diariamente. Sistemas mais complexos fornecem eletricidade para bombeamento de água, alimentam equipamentos de comunicação, iluminam casas, e fornecem energia para o funcionamento de aparelhos domésticos. Além de sua aplicação como linha energética utilitária, PV é frequentemente o meio de menor custo para fornecimento elétrico, e quase sempre o mais simples e “clean” em termos de operação.

Células fotovoltaicas estão produzindo eletricidade das calotas polares aos trópicos, e até os satélites no espaço sideral. Há um forte mercado atualmente em países desenvolvidos visando o fornecimento de eletricidade no meio rural através de painéis solares, substituindo lâmpadas de querosene, baterias e fogueiras a um custo menor que o das estações de usinas energéticas.

Células fotovoltaicas estão sendo consideradas também como energia suplementar para clientes já atendidos pelas redes de eletricidade. Frequentemente comparadas em termos de custo às escolhas mais convencionais em termos de redes de eletricidade, as células fotovoltaicas são ainda uma parte bastante pequena da constituição energética de qualquer país. Entretanto, mais e mais indivíduos, empresas e comunidades escolhem a energia fotovoltaica por razões além do seu custo: o desejo em desenvolver uma fonte de energia sustentável e limpa, o interesse em uma fonte “back-up” limpa, a necessidade de obter energia diretamente da fonte sem utilização de combustíveis ou partes móveis e barulhentas, e uma atração por uma tecnologia energética que pode ser construída diretamente nos telhados de edifícios, fachadas, sacadas e janelas.

P?
O que é um sistema de módulos PV interligados?
R.
É um sistema de painéis PV interconectados que funciona como uma única unidade de produção elétrica. Os painéis são organizados como uma estrutura separada, com apoio ou montagem comum. Porém em sistemas menores, pode consistir de um único painel. Em termos simples, um sistema de módulos PV são painéis solares usados conjuntamente para produzir eletricidade.
P?
O que é um sistema PV?
R.
Um sistema PV é um conjunto completo de componentes para conversão de luz solar em eletricidade através do processo fotovoltaico, incluindo o sistema de módulos PV e um equilíbrio entre os componentes do sistema.
P?
O que é eficiência de conversão PV?
R.
O raio da energia elétrica produzida por um aparelho fotovoltaico em relação à energia da luz solar que ilumina o aparelho.
P?
Os sistemas elétricos de energia solar são seguros?
R.
Sim. As células solares são principalmente de silício, o principal componente da areia. Não há exaustão e não há materiais tóxicos para vazar do sistema. A eletricidade que segue através do inversor é semelhante a eletricidade que segue pelos soquetes nas paredes de uma casa; assim, você deve ter o mesmo cuidado que se tem com a energia oferecida pelo serviço público. Todos os componentes são aprovados para interconexão elétrica e são instalados de acordo com as práticas de construção padrão.
P?
Os sistemas de energia solar são bons para o meio ambiente?
R.
Sim! A energia criada a partir do nosso sistema elétrico solar não produz poluentes.
P?
Como células solares geram eletricidade?
R.
Painéis solares, também conhecidos como fotovoltaicos ou PV, podem ser pensados como geradores de uma corrente contínua abastecidos pela energia solar. Quando os fótons de luz atingem as células solares eles lançam elétrons livres na estrutura forçando-os através do circuito externo (uma bateria ou uma carga de corrente contínua), e então retornam os elétrons para o outro lado da célula solar a fim de que o processo seja iniciado novamente.
P?
A energia solar irá funcionar em minha localidade?
R.
A energia solar é universal e irá funcionar virtualmente em qualquer local, apesar de algumas localidades serem melhores que outras nessa questão. A irradiação é a medida do poder do sol disponível na superfície da terra e alcança a amplitude de cerca de 1000 watts por metro quadrado. Obviamente diferentes partes do mundo recebem mais luz solar que outras, então eles terão mais “horas ensolaradas” por dia.
P?
Qual a diferença entre células amorfas e policristalinas?
R.
Os painéis solares amorfos não contem em si células, mas estas são criadas através de um processo de deposição em que se forma o material de silício diretamente no substrato de vidro. Para entender isto de uma forma mais clara, pense nesse processo como borrifar o silício diretamente no vidro formando camadas bem finas. Esta película que dá aos painéis amorfos o apelido de “thin-film” (fina película em português), é modelada a lasers que se interconectam ao invés de tabulações fisicamente conectadas, o que elimina uma conexão mecânica que pode quebrar e falhar. A quantidade de silício usada nesse processo produz um filme, que é frequentemente 100 vezes mais fino que uma célula policristalina. Além do mais, células solares do tipo amorfas são melhores em gerar energia em todos os tipos de condições de iluminação.
P?
O que são células monocristalinas?
R.
São células feitas a partir do silício monocristalino, um material consistido de duas finas pastilhas cortadas de um cristal de silício ou lingote que cresceu em uma única direção.
P?
O que são células solares policristalinas?
R.
São células feitas de silício polocristalino, um material consistido de duas finas pastilhas cortadas de um cristal de silício que cresceu em várias direções.
P?
O que é tecnologia solar CIGS?
R.
Os painéis solares ProSeries da Ecoforce são de alta eficiência fotovoltaica, feitos usando a ultima tecnologia em processos Copper Indium Gallium diSelenide (“CIGS”), que representa o que há de mais avançado em tecnologia de painéis solares de película fina.
Os painéis solares fornecem energia consistente e não degradam com o tempo quando expostos ao sol. Além do mais, estudos mostraram que materiais “CIGS”, em verdade rendem mais energia por KW instalado, graças ao seu melhor desempenho em baixa luminosidade.
Os painéis solares ProSeries “CIGS” da Ecoforce incorporam a tecnologia de “multijunção” que permite uma maior absorção de energia solar, aumentando sua eficiência.
P?
Que tipos de baterias eu posso recarregar?
R.
Você pode recarregar todos os tipos de baterias recarregáveis de 12 volts, incluindo baterias automotivas de chumbo-ácido, baterias de ciclo profundo (do tipo tração), baterias de gel, e baterias heavy-duty (tipo estacionária). Quando usando o Painel Solar para executar aparelhos em uma base regular, nós recomendamos o uso de baterias de ciclo profundo que são projetadas para resistir ciclos de carga e descarga frequentes.
P?
O Painel Solar irã drenar minha bateria a noite?
R.
Uma vez que o controlador de carga solar estiver instalado não há perigo de corrente reversa, assim você pode deixar seu painel instalado durante a noite. Nossos painéis solares são equipados com um diodo de bloqueio para prevenir a corrente reversa da bateria. O diodo de bloqueio não previne sobrecarga da bateria, para proteger a bateria de sobrecarga favor usar um controlador de carga solar.
P?
O Painel Solar pode sobrecarregar a minha bateria?
R.
Sim, mas somente se usado sem o controlador de carga. Por isto que é importante usar um controlador de carga solar. Sempre use o controlados com sistemas de módulo solar de 15 watts ou mais. Por favor veja a nossa seção de suporte para ajudas em escolher o controlador de carga para seu sistema de módulos solar. 

Posso executar aparelhos de 110 volts com meu sistema de energia solar? Sim. Você pode executar seus aparelhos de 110 volts com um inversor, o qual irá anexar-se a sua bateria para mudar a energia das baterias de 12 volts (DC) em 110 volts (AC) ou 220 volts (AC).
P?
Meu Painel Solar pode ser deixado ao ar livre sem uma coberta protetora?
R.
Todos os painéis solares da Ecoforce são a prova de mudanças temporais exceto quanto ao mantenedor de bateria solar. Todos os outros painéis solares da Ecoforce podem ser deixados ao ar livre sem uma cobertura protetora. Entretanto, é uma boa ideia limpá-los de tempos em tempos a fim de minimizar a perca de eficiência devido resíduos que possa se fixar no painel solar.
P?
Eu tenho que desconectar os painéis da bateria quando ligar meu motor-home ou enquanto eu estiver recarregando minha bateria através de outros meios?
R.
Não, os painéis solares são projetados para estarem permanentemente conectados à bateria. Não há necessidade de desconectá-los enquanto estiver com o motor de um motor-home ligado por exemplo, ou enquanto carregando as baterias por outros meios como carregadores de corrente alternada, o gerador de um veículo, ou ainda um alternador.
P?
O LED no painel não acende. Devo me preocupar?
R.
O LED indica que sua unidade está exposta à luz solar. Se não estiver aceso, pode significar que você não está expondo a unidade à iluminação solar o bastante. Favor posicionar o painel solar de forma a maximizar sua exposição ao sol. Se isto não fizer com que o LED funcione, é possível que o LED esteja queimado. Note que o LED deve ter um tempo de vida mais limitado que o painel. Porém, isto em nenhuma maneira afeta ou reflete no desempenho do painel solar. Se as luzes do LED não estão piscando e você sente que tem luz solar o suficiente, teste o painel solar com uma verificador de voltagem solar ou um multímetro.
P?
Sistemas PV funcionam melhor em climas quentes ou frios?
R.
O rendimento dos painéis PV é reduzido em altas temperaturas, mas o tempo de vida de um painel PV (estimado para ser pelo menos de 20, talvez de 30 anos) não é afetado por calor natural. A duração da luz do solar e sua intensidade têm um maior efeito no rendimento de um painel PV que o aumento da temperatura. Portanto, um painel PV instalado no Arizona irá fornecer muito mais energia por um ano que o mesmo painel instalado em Boston, Massachusetts. O painel de Boston não fica tão quente, e irá fornecer bem mais energia quando em condições de pico (como ao meio dia), mas o painel no Arizona irá obter cerca de 70% mais energia e irá apenas perder 20 a 30% devido o aumento na temperatura enquanto operando, no geral temos um ganho de 40 a 50 por cento. Uma “regra de ouro“ para painel PV de silício cristalino (o tipo mais comum atualmente) é que a eficiência (e, assim, o rendimento energético) é reduzido em cerca de 0.5% por cada grau célsius a mais de temperatura. Painéis PV são usualmente classificados como painéis de temperaturas de 25ºC (77ºF) e vistos rodando a 20ºC a mais que a temperatura do ar. Então, em um dia quente de 100ºF, o painel irá estar a 120ºF ou 50ºC, assim terá sua capacidade reduzida em 12,5 por cento. O projeto de um sistema PV usualmente leva em consideração a necessidade de permitir algum resfriamento conectivo para os painéis PV, que é, em parte uma maneira de dissipar o calor gerado pelo painel e minimizar a temperatura do painel para aumentar seu desempenho. O método usual é deixar a parte de trás aberta e permitir que um pouco de ar flua por entre o painel.
P?
Que tipos de materiais são usados para fazer uma célula fotovoltaica?
R.
O tipo mais usado de material para células fotovoltaicas é o silício, um semicondutor. O silício é “dopado” (isto é, uma certa quantidade de impurezas é colocada no cristal de silício) ou com boro ou com fósforo para fornecer-lhe as propriedades necessárias a fim de que torne-se uma célula PV e dispense eléctrons quando exposto ao sol. Os fótons de luz (fótons são em realidade pequenas partículas de luz) retiram os eléctrons da banda externa do átomo de silício e isto é o que cria o efeito PV.
P?
Quais são as substâncias que liberam um elétron quando exposto à luz?
R.
O mais comum é o silício (células solares de silício começam como simples grãos de areia da praia e a areia é refinada para tornar-se muito, muito pura). Outros materiais são o selênio, arsenieto de gálio, cobre e telureto de cádmio.
P?
Uma das substâncias na célula solar poderia liberar um elétron de forma mais fácil se estivesse em estado liquido (porque as moléculas em estado líquido têm mais energia)?
R.
Todos os materiais PV comumente usados são sólidos em temperatura ambiante ou a temperaturas normais da terra e todos funcionam melhores se estão frios que se estiverem quentes (veja a questão acima). Nenhum dos materiais comuns de PV são líquidos em condições normais e eles não seriam tão eficientes em converter luz em eletricidade se estivessem aquecidos em um estado liquido devido aos níveis de energia mais altos alcançados. Os níveis de energia mais altos são prejudiciais para eficiência do PV porque as moléculas estão se movendo-se mais e os fótons não podem “atingir” os elétrons tão facilmente e eles são mais recombinados em altas energias.